O campo
Para começarmos a falar de futebol americano, nada melhor que conhecermos primeiramente o campo oficial de jogo. Como mostra a imagem acima, a medida padrão no futebol americano são as jardas (equivalente a 91 centímetros).
Com isso, as medidas do campo de futebol americano são 53 jardas de largura por 100 jardas de comprimento. Nas extremidades do campo ficam localizadas as endzones. A endzone (foto acima) é a área onde se pontua, que é o objetivo do time que está com a bola.
O campo ainda possui marcações chamadas hashmarks, que indicam quantas jardas faltam para cada endzone. No final de cada endzone, fica o gol em forma de Y.
O tempo de jogo
Assim como no basquete, o futebol americano é divido em quatro períodos de 15 minutos, sendo que, os dois primeiros períodos correspondem ao primeiro tempo e os dois últimos ao segundo tempo de jogo. Os dois tempos somados correspondem um total 60 minutos de partida.
Contudo, engana-se quem pensou que uma partida de futebol americano dura apenas os 60 minutos, como foi citado acima. Por haver uma sucessão de jogadas de curta duração, a cada paralisação o cronômetro é parado. Isso tudo na prática corresponde em média mais de três horas de jogo.
Cada equipe tem direito a pedir três tempos (chamados de “timeouts”) na primeira metade da partida e mais três na segunda.
Além disto, há também uma parada automática chamada de “two minute warning” quando faltam dois minutos para o fim da primeira etapa e outra a dois minutos do final da partida.
No caso de haver empate no tempo normal, há a realização de uma prorrogação de 15 minutos. Pelo fato do tempo ser mais curto na prorrogação, sempre que uma jogada é finalizada, o time que está com a posse de bola tem 40 segundos para iniciar uma nova tentativa de avanço.
O objetivo do jogo
Assim como em qualquer esporte coletivo praticado com bola, o futebol americano tem como meta marcar mais pontos que a equipe adversária. Para a marcação destes pontos, existem diversas maneiras, que veremos abaixo:
Touchdown
É o ponto máximo do futebol americano. Cada touchdown vale 6 pontos na partida. Ele ocorre quando uma equipe consegue levar a bola até a endzoneadversária, ou seja, a parte do campo onde fica a linha de fundo (ver figura “o campo”). Após a marcação de um touchdown, a equipe recebe também uma bonificação em que a bola é colocada na linha de 2 jardas podendo tentar um“ponto extra” ou uma “conversão de dois pontos” que veremos abaixo.
Ponto extra (extra point)
Como foi citado acima, este é um ponto de bonificação após uma equipe marcar um touchdown. Para conquistar este ponto é muito simples: a equipe deve chutar a bola entre o meio das traves que ficam no fundo do campo.
Conversão de dois pontos (two point conversion)
Como citado acima, a equipe adversária que conseguir marcar um touchdown, tem direito a 2 pontos de bonificação, caso opte por esta jogada. Ela consiste em marcar um minitouchdown, ou seja, a equipe parte da linha de 2 jardas tentando chegar na endzone adversária.
Field goal
Este ponto ocorre quando uma equipe, ao invés de tentar um touchdown, opta por chutar a bola entre as traves. O field goal vale 3 pontos.
Safety
Este é um ponto raro dentro de uma partida e vale 2 pontos. Se o jogador que estiver com a posse da bola, por algum motivo, recuar para a sua própriaendzone e for derrubado lá ou então cometer uma falta, os dois pontos são dados ao adversário. É uma espécie de gol contra.
Conhecendo o jogo
Tentaremos aqui mostrar para vocês de maneira bem didática, passo a passo, as regras básicas do futebol americano para que você entenda este esporte. O futebol americano é um jogo, do qual, a conquista pelo território é gradual. À medida que um time tenta avançar em uma série de jogadas de curta duração, ela tenta chegar à zona de pontuação do time adversário.
O chute inicial
No início do primeiro e do segundo tempo, bem como após qualquer marcação de ponto, a partida é iniciada (ou reiniciada) com o chamado“kickoff”. A bola é colocada na linha de 30 jardas do time que perdeu no sorteio inicial ou que marcou um ponto e em seguida é chutada pelo “kicker”em direção ao campo adversário.
A equipe adversária tem um jogador que é chamado de “retornador” e cabe a ele pegar a bola e tentar avançar o máximo possível com ela até ser derrubado, ou então, conseguir a proeza de marcar um touchdown.
Mantendo a posse da bola
Cada equipe, para manter a possa da bola, tem direito a quatro tentativas de avançar 10 jardas. O nome dado a cada uma destas tentativas é “down”.
Todo down começa com um jogador (o center) passando a bola por baixo de suas pernas para um companheiro que está atrás. Este, por sua vez, poderá correr com a bola, entrega-la nas mãos de um companheiro ou então lançá-la em profundidade para outro.
O down termina quando o atleta que estiver com a bola na mão for derrubado ao chão pelo adversário. Nesse momento, o juiz apita para interromper o jogo, e as equipes se reorganizam para uma nova tentativa de avanço partindo do local onde o jogador foi derrubado.
Após a tentativa de 4 downs a equipe que conseguir atingir 10 jardas, ganha mais uma séria de 4 downs para avançar mais 10 jardas, e assim por diante. Sempre que uma equipe conquista uma série de 4 downs com sucesso, diz-se que esta equipe conquistou um first down (ou uma primeira descida).
Já no caso da equipe que estiver com a posse da bola não conseguir atingir as 10 jardas após os 4 downs, a mesma deve entregar a bola do ponto onde ela parou para a equipe adversária que passará a atacar.
Chute de devolução (Punt)
Esta jogada ocorre na maioria das vezes na quarta tentativa de down. Para não correr riscos de perder a bola para o adversário próximo da sua meta tentando um passe ou uma corrida, a equipe que está com o domínio da bola a chuta para longe visando colocá-la para o adversário numa posição muito desfavorável, obrigando-o a iniciar seu ataque o mais distante possível daendzone.
Fair Catch
É um recurso de segurança disponível na regra utilizado após um chute de devolução (punt) ou de início (kickoff). O jogador que ficar postado para receber a bola e tentar avançar com ela, pode usar este recurso sinalizando para os juízes e adversários levantando um braço enquanto a bola ainda está no ar. Com isso, ele faz uma espécie de “troca”, ou seja, ele abdica do direito de correr com a bola, mas não pode ser derrubado pelos adversários. A jogada então é declarada finalizada no exato ponto onde ele fez a recepção da bola e dali é iniciado o primeiro down.
Ataque: avançando com a bola e bloqueando
Existem apenas duas maneiras de uma equipe avançar com a bola: com a corrida ou com o passe.
Na corrida, o jogador que recebe a bola das mãos do quarterback (o armador do time), na região onde a jogada começou, deve correr com a bola, furando o bloqueio da defesa adversária.
No passe, o quarterback lança a bola pelo ar em direção a um companheiro que se deslocou em profundidade (ou até mesmo em diagonal). Se este jogador conseguir segurar a bola no ar, sua recepção é válida e ele pode prosseguir até ser derrubado. Já no caso deste jogador não conseguir segurar a bola e ela tocar no chão, a jogada é interrompida e considerada desperdiçada, retornando do local onde ela estava anteriormente.
É importante ressaltar que a bola só pode ser lançada para frente uma única vez em cada jogada e sempre atrás da linha de scrimmage (linha em que o lance teve início).
Atacar não é apenas tentar lançar a bola ou sair correndo com ela, é preciso também bloquear. Para que um ataque consiga realizar uma boa jogada, alguns atacantes têm um papel fundamental no jogo, que é bloquear a defesa adversária.
Por isso, nem todos eles acabam tocando na bola. Cinco atacantes têm como função formar uma barreira para proteger o quarterback contra as investidas dos defensores adversários, para que ele tenha tempo de fazer um lançamento ou então sair correndo com a bola.
Além disto, estes atacantes agem como “limpa trilhos”, abrindo espaços para a progressão do companheiro de sua equipe que estiver correndo com a bola não ser pego pelos defensores adversários.
Defesa: os recursos
A missão da defesa de uma equipe de futebol americano é barrar o ataque adversário, de modo que, em algum momento, ele falhe na tarefa de somar pelo menos 10 jardas em quatro tentativas, e assim recuperar a posse de bola para a sua equipe. Para conseguir esta proeza, a defesa se utiliza de recursos como: pass rush, tackle, sack, deflexão e interceptação.
No pass ruch, a defesa ataca o quarterback da equipe adversária de maneira que atrapalha o lançamento deste jogador.
No tackle, a defesa tem por finalidade, derrubar o jogador que está com a bola, interrompendo seu avanço. Esta interceptação pode ser realizada com um encontrão ou agarrando o adversário.
No sack, o objetivo da defesa é derrubar o quarterback antes que ele consiga lançar a bola.
A deflexão é a ação que a defesa tem de desviar a bola no ar impedindo que ela chegue ao recebedor visado pelo quarterback adversário.
Já na interceptação, o defensor consegue tomar para si uma bola lançada pelo quarterback adversário.
O turnover
Uma equipe tem direito de perder a bola acidentalmente dentro de uma partida. Quando isto ocorre, é chamado de turnover. Existem dois tipos:fumble e interceptação.
O fumble ocorre quando um jogador deixa a bola escapar das mãos. Se ela for pega por um adversário, ele poderá, na mesma jogada, avançar e marcar um touchdown para a sua equipe. Mesmo que seja derrubado e não marque o touchdown, o jogador que recuperou a bola garante a posse para o seu time.
Já a interceptação acontece quando o quarterback arremessa a bola em direção a um companheiro de equipe, mas quem a segura é um adversário. Nesse caso, o jogador que interceptou a bola poderá avançar e marcar umtouchdown para sua equipe, como no caso do fumble. Mesmo que seja derrubado e não marque o touchdown, garante a posse de bola para a sua equipe.
A expulsão
A expulsão no futebol americano é bastante rara, mas ela existe. Acontece em caso de agressão fora do jogo ou ofensa ao árbitro.
Conferindo no videotape
Durante uma partida de futebol americano, o treinador de uma equipe pode solicitar por duas vezes ao árbitro que reveja no videotape uma marcação. Para isso, o treinador sinaliza ao árbitro atirando um pano vermelho no gramado e, este, por sua vez, é obrigado a se dirigir a uma TV posicionada na lateral do campo para rever a jogada. Após o árbitro assistir ao videotape e não dar razão ao treinador, o mesmo perde um dos três pedidos de tempo que tem disponível.
Conhecendo o jogo
Tentaremos aqui mostrar para vocês de maneira bem didática, passo a passo, as regras básicas do futebol americano para que você entenda este esporte. O futebol americano é um jogo, do qual, a conquista pelo território é gradual. À medida que um time tenta avançar em uma série de jogadas de curta duração, ela tenta chegar à zona de pontuação do time adversário.
O chute inicial
No início do primeiro e do segundo tempo, bem como após qualquer marcação de ponto, a partida é iniciada (ou reiniciada) com o chamado“kickoff”. A bola é colocada na linha de 30 jardas do time que perdeu no sorteio inicial ou que marcou um ponto e em seguida é chutada pelo “kicker”em direção ao campo adversário.
A equipe adversária tem um jogador que é chamado de “retornador” e cabe a ele pegar a bola e tentar avançar o máximo possível com ela até ser derrubado, ou então, conseguir a proeza de marcar um touchdown.
Mantendo a posse da bola
Cada equipe, para manter a possa da bola, tem direito a quatro tentativas de avançar 10 jardas. O nome dado a cada uma destas tentativas é “down”.
Todo down começa com um jogador (o center) passando a bola por baixo de suas pernas para um companheiro que está atrás. Este, por sua vez, poderá correr com a bola, entrega-la nas mãos de um companheiro ou então lançá-la em profundidade para outro.
O down termina quando o atleta que estiver com a bola na mão for derrubado ao chão pelo adversário. Nesse momento, o juiz apita para interromper o jogo, e as equipes se reorganizam para uma nova tentativa de avanço partindo do local onde o jogador foi derrubado.
Após a tentativa de 4 downs a equipe que conseguir atingir 10 jardas, ganha mais uma séria de 4 downs para avançar mais 10 jardas, e assim por diante. Sempre que uma equipe conquista uma série de 4 downs com sucesso, diz-se que esta equipe conquistou um first down (ou uma primeira descida).
Já no caso da equipe que estiver com a posse da bola não conseguir atingir as 10 jardas após os 4 downs, a mesma deve entregar a bola do ponto onde ela parou para a equipe adversária que passará a atacar.
Chute de devolução (Punt)
Esta jogada ocorre na maioria das vezes na quarta tentativa de down. Para não correr riscos de perder a bola para o adversário próximo da sua meta tentando um passe ou uma corrida, a equipe que está com o domínio da bola a chuta para longe visando colocá-la para o adversário numa posição muito desfavorável, obrigando-o a iniciar seu ataque o mais distante possível daendzone.
Fair Catch
É um recurso de segurança disponível na regra utilizado após um chute de devolução (punt) ou de início (kickoff). O jogador que ficar postado para receber a bola e tentar avançar com ela, pode usar este recurso sinalizando para os juízes e adversários levantando um braço enquanto a bola ainda está no ar. Com isso, ele faz uma espécie de “troca”, ou seja, ele abdica do direito de correr com a bola, mas não pode ser derrubado pelos adversários. A jogada então é declarada finalizada no exato ponto onde ele fez a recepção da bola e dali é iniciado o primeiro down.
Ataque: avançando com a bola e bloqueando
Existem apenas duas maneiras de uma equipe avançar com a bola: com a corrida ou com o passe.
Na corrida, o jogador que recebe a bola das mãos do quarterback (o armador do time), na região onde a jogada começou, deve correr com a bola, furando o bloqueio da defesa adversária.
No passe, o quarterback lança a bola pelo ar em direção a um companheiro que se deslocou em profundidade (ou até mesmo em diagonal). Se este jogador conseguir segurar a bola no ar, sua recepção é válida e ele pode prosseguir até ser derrubado. Já no caso deste jogador não conseguir segurar a bola e ela tocar no chão, a jogada é interrompida e considerada desperdiçada, retornando do local onde ela estava anteriormente.
É importante ressaltar que a bola só pode ser lançada para frente uma única vez em cada jogada e sempre atrás da linha de scrimmage (linha em que o lance teve início).
Atacar não é apenas tentar lançar a bola ou sair correndo com ela, é preciso também bloquear. Para que um ataque consiga realizar uma boa jogada, alguns atacantes têm um papel fundamental no jogo, que é bloquear a defesa adversária.
Por isso, nem todos eles acabam tocando na bola. Cinco atacantes têm como função formar uma barreira para proteger o quarterback contra as investidas dos defensores adversários, para que ele tenha tempo de fazer um lançamento ou então sair correndo com a bola.
Além disto, estes atacantes agem como “limpa trilhos”, abrindo espaços para a progressão do companheiro de sua equipe que estiver correndo com a bola não ser pego pelos defensores adversários.
Defesa: os recursos
A missão da defesa de uma equipe de futebol americano é barrar o ataque adversário, de modo que, em algum momento, ele falhe na tarefa de somar pelo menos 10 jardas em quatro tentativas, e assim recuperar a posse de bola para a sua equipe. Para conseguir esta proeza, a defesa se utiliza de recursos como: pass rush, tackle, sack, deflexão e interceptação.
No pass ruch, a defesa ataca o quarterback da equipe adversária de maneira que atrapalha o lançamento deste jogador.
No tackle, a defesa tem por finalidade, derrubar o jogador que está com a bola, interrompendo seu avanço. Esta interceptação pode ser realizada com um encontrão ou agarrando o adversário.
No sack, o objetivo da defesa é derrubar o quarterback antes que ele consiga lançar a bola.
A deflexão é a ação que a defesa tem de desviar a bola no ar impedindo que ela chegue ao recebedor visado pelo quarterback adversário.
Já na interceptação, o defensor consegue tomar para si uma bola lançada pelo quarterback adversário.
O turnover
Uma equipe tem direito de perder a bola acidentalmente dentro de uma partida. Quando isto ocorre, é chamado de turnover. Existem dois tipos:fumble e interceptação.
O fumble ocorre quando um jogador deixa a bola escapar das mãos. Se ela for pega por um adversário, ele poderá, na mesma jogada, avançar e marcar um touchdown para a sua equipe. Mesmo que seja derrubado e não marque o touchdown, o jogador que recuperou a bola garante a posse para o seu time.
Já a interceptação acontece quando o quarterback arremessa a bola em direção a um companheiro de equipe, mas quem a segura é um adversário. Nesse caso, o jogador que interceptou a bola poderá avançar e marcar umtouchdown para sua equipe, como no caso do fumble. Mesmo que seja derrubado e não marque o touchdown, garante a posse de bola para a sua equipe.
A expulsão
A expulsão no futebol americano é bastante rara, mas ela existe. Acontece em caso de agressão fora do jogo ou ofensa ao árbitro.
Conferindo no videotape
Durante uma partida de futebol americano, o treinador de uma equipe pode solicitar por duas vezes ao árbitro que reveja no videotape uma marcação. Para isso, o treinador sinaliza ao árbitro atirando um pano vermelho no gramado e, este, por sua vez, é obrigado a se dirigir a uma TV posicionada na lateral do campo para rever a jogada. Após o árbitro assistir ao videotape e não dar razão ao treinador, o mesmo perde um dos três pedidos de tempo que tem disponível.